Balança analítica

Balança Analitica para Laboratório

Este tipo de balança de alta precisão conta com uma resolução de 0,0001g e se você esta precisando comprar balança para o seu laboratório, você esta no lugar certo, em nosso estoque você encontrará balanças de miligramas com leg. de 1 miligrama, balanças analíticas com leg. de 0,1 miligramas, balanças semi-micro com leg. de 0,01 miligramas.

A Balança é um equipamento usado para medição de massa, apesar de ser o quilograma a unidade fundamental de medida de massa, o grama é que é utilizado na prática como a principal unidade de medida.

As medidas maiores de massa são chamadas de múltiplos, o da grama é: o decagrama (dag), o hectograma (hg) e o quilograma (kg), as medidas menores de massa são chamadas de submúltiplos, os da grama são: decigrama (dg), o centigrama (cg) e o miligrama (mg).

BALANÇA ANALÍTICA DE PRECISÃO

A balança analítica é um instrumento de pesagem mais comum usado ​​em operações de laboratório, especialmente para as pesagens de amostras. Geralmente, essa é a atividade que consome mais tempo, e os erros de pesagem nesse estágio podem resultar em perda de tempo e dinheiro. Como tal, é fundamental garantir que suas balanças analíticas forneçam resultados precisos.

Aqui estão 4 dicas para ajudar você a obter resultados mais precisos com esses instrumentos:

INSTALAÇÃO: Coloque a balança em uma bancada firme e nivelada em uma área com exposição mínima a mudanças de temperatura, umidade e vibração. Essas condições ambientais afetarão a precisão da pesagem, impactando a balança ou a amostra. Por exemplo, o peso da amostra pode mudar devido à absorção ou liberação de umidade. Coloque as amostras em um recipiente fechado dentro de um frasco de pesagem, se elas precisarem se adaptar à temperatura da balança. Também é importante evitar rascunhos – e é por isso que as balanças analíticas tem uma capela de proteção.

CALIBRAÇÃO: Depois que a balança estiver no lugar adequado, ela deverá ser calibrada. A calibração pode ser feita no local, usando um peso de calibração ou a recalibração manual ou automática, deve ser feita se a balança analítica for movida, se houver uma alteração incomum nas condições ambientais ou regularmente, de acordo com os procedimentos operacionais padrão do laboratório.

LIMPEZA: As substancias que entram no mecanismo de pesagem podem danificar a balança. Ao limpar a balança, use um pano seco ou pouco úmido, seguido de um pano seco. Evite usar solventes. Remova imediatamente os líquidos derramados com uma escova macia ou com uma aspiração suave.

PRECAUÇÕES: Cuidados que você tem que tomar com seu equipamento de precisão:

-Nunca ultrapasse a capacidade máxima de carga da balança.

-Utilize acessório como pesa filtro e vidro relógio para os procedimentos.

-Centralize o material sempre no centro da balança

-Jamais utilize os dedos para adicionar substancias no recipiente de pesagem.

-Use pinças, espátulas e dosadores para executar a transferência do material.

-Lembre-se que a massa a ser pesada sempre tem que estar com a temperatura ambiente.

-Limpe sua balança no final do expediente.

PREÇO DA BALANÇA ANALÍTICA

Todo laboratório precisa de uma balança analítica de qualidade para realizar medições precisas. Escolher o equipamento mais confiável envolve a avaliação do custo, durabilidade, receptibilidade e faixa de medição (ou legibilidade). As balanças analíticas medem caracteristicamente na faixa de microgramas a miligramas. Uma consideração adicional a ser feita é o tamanho da balança. O custo dos das balanças analíticas varia, mas elas valem o investimento, pois normalmente têm uma vida útil longa.

BALANÇA ANALÍTICA PARA LABORATÓRIO DE QUÍMICA

As balanças de laboratório são utilizadas em uma grande variedade de indústrias. Eles são comumente usados em laboratórios devido ao nível de precisão exigido em experimentos científicos. No laboratório, as balanças analíticas podem ser usadas para pesar medicamentos, produtos químicos e outros compostos perigosos, determinação de densidade e calibração de pipetas. Uma balança analítica também pode ser usada em universidades ou por veterinários para medir compostos.

Confira agora alguns procedimentos básicos que podem prolongar a vida útil da sua balança analítica.

AJUSTES DA BALANÇA ANTES DA PESAGEM
Primeiramente limpe o prato com um pincel ou uma escova bem macia, o próximo passo é nivelar a balança rodando os pés para ajustar a bolha de ar dentro do circulo que se encontra na parte frontal superior do equipamento, plugue a fonte de alimentação na parte traseira do equipamento, quando for ligar na tomada não esqueça de verificar a tensão 110v ou 220v, depois de colocada a fonte de alimentação pressione o botão ligar e espere por 30 minutos, tempo suficiente para aquecimento de todos os componentes eletrônicos para garantir melhor desempenho nos procedimentos, toda balança analítica tem um seta no visor que indica a estabilidade da pesagem, quando o visor ficar zerado 0,0000g significa que já pode executar o procedimento, comece calibrando a balança apertando o botão calibrar e espere a própria balança confirmar a calibração.

TIPOS DE PESAGEM USANDO BALANÇA ANALÍTICA

Pesagem por adição Sem tara:

Coloque um recipiente no prato da balança, um vidro relógio, barquinha para pesagem ou até mesmo um copo béquer pequeno, anote o peso, adiciona dentro do recipiente a substancia a ser pesada e anota novamente o peso, subtrai o peso final pelo peso inicial e você terá o resultado da sua massa.

Pesagem por adição por tara:

Repita o procedimento acima usando um vidro relógio ou um acessório especifico para pesagem, tare novamente a balança que vai ser descontado o peso do recipiente vazio zerando a balança, adiciona o produto a ser pesado e anota o valor que vai ser mostrado no visor depois da estabilização da balança.

Pesagem por diferença:

Geralmente usado para pesar substancias higroscópicas (materiais que absorvem muita água) coloque o frasco fechado no prato da balança, espere a sua estabilização, em seguida abre o frasco para retirar a quantidade substancia desejada, fecha o frasco e o pesa novamente subtrai o peso final pelo peso inicial e você terá o seu resultado.

Aqui na Minaslabor Produtos para Laboratórios temos mais de 30 tipos de balanças para te oferecer, vendemos as melhores marcas do mercado com um ótimo custo beneficio, acesse nosso site www.minaslabor.com.br e escolha o equipamento que atende as suas necessidades de pesagem, confira!
Faça seu orçamento: contato@minaslabor.com.br

PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg
PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg

Referencias:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-massa.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Massa
http://www4.inmetro.gov.br/
http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rbc/detalhe_laboratorio.asp?num_certificado=75&situacao=AT&area=MASSA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *