Balança Analítica: Dicas sobre equipamentos de laboratório.

Balanca-analitica-preço

Hoje vamos falar sobre os cuidados que todo técnico de laboratório deve ter com as balanças analíticas.

Nos dias de hoje é impossível adquirir bons resultados nos laboratórios sem ter equipamentos de precisão e bem aferidos,

Fornecemos mais de 30 tipos balanças para laboratório, desde balanças de precisão, semi-analíticas e até balanças micro analíticas.

Principais cuidados com a balança de laboratório.

1 Prepare o local onde vai ficar a balança:

Espaço físico com temperatura, umidade e pressão do ar pode alterar a precisão de sua balança. Colocá-la em lugar seguro onde estes fatores não sejam constantes é muito importante. Algumas balanças possuem sensores que monitoram o ambiente, como temperatura e umidade durante a operação para determinar a incerteza dos dados, a maioria não. Escolher um local sem vibração para sua balança também é ideal, se não for possível encontrar uma bancada firme e nivelada longe de áreas de tráfego de pessoas, será necessário comprar uma mesa de pesagem anti-vibratória.

2 Nivelando e calibrando a balança analítica:

Antes de começar os procedimentos de pesagem com sua balança analítica, verifique se ela está devidamente calibrada. A calibração só pode ser feita com a balança nivelada, você deve ajustar os pés traseiros e dianteiros da balança, ou talvez seja necessário executar o nivelador automático. Depois de nivelado, calibre o equipamento e se estiver usando ela pela primeira vez após ter sido desconectada, aguarde por 30 minutos para que ela atinja a temperatura de trabalho.

3 Pesagem de produtos químicos:

Alguns compostos químicos exigirão cuidados extras – amostras quentes ou frias devem estar em temperatura ambiente e amostras higroscópicas pesadas rapidamente com as portas da balança fechadas para evitar a absorção de umidade, o que afetará suas medições. Para medições mais precisas de todas as amostras, elas devem ser adicionadas no prato da balança. (Parte Central)

Você também deve certificar-se de que está usando a balança correta para a quantidade que deseja pesar e um recipiente de pesagem de tamanho apropriado. Algumas balanças podem não ser capazes de medir quantidades muito pequenas de material, mas existem balanças analíticas capazes de pesar até 0,0001 .
Uma barquinha de pesagem muito pequena aumentará a probabilidade de derramar sua amostra, sujando sua balança e tornando sua medição imprecisa, e uma embarcação muito grande pode levar uma proporção de sua amostra a ficar presa à no recipiente de pesagem, por isso você deve levar em consideração o tamanho do acessório usado para derramar a amostra.

4 Use sempre EPI´s para manusear a balança analítica:

Evite tocar nos acessórios de para pesagem depois de calibrar a balança, suas impressões digitais podem afetar o peso do recipiente de pesagem, uma vez tarado, adicionando massa imediatamente. Portanto, use pinças, luvas, mascaras e toucas para evitar acidentes. Também deve ser evitado encostar-se à mesa onde a balança está posicionada – qualquer vibração pode causar problemas com a precisão da balança, mesmo se for utilizada uma mesa de pesagem. O uso da capela de vidro também pode minimizar a interrupção do ar.

5 Como limpar a balança de laboratório.

Por fim, para evitar a contaminação de sua amostra com algo previamente pesado, deixe a balança como gostaria de encontrá-la. As balanças analíticas da Shimadzu são simples de desmontar , tornando a limpeza fácil e rápida, mas para a limpeza diária, basta uma escova macia para manter a balança e a câmara de pesagem livres de partículas, usando um solvente adequado, se necessário . Se a balança for desconectada durante a limpeza, lembre-se de permitir que aqueça antes de usar novamente.

Vendemos vários equipamentos para laboratório, entre em contato e faça seu orçamento.

PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg
PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *