O que é uma Balança Analítica?

A balança analítica é um instrumento de medição de precisão usada ​​em laboratório de química, para determinar a massa de objetos sólidos, líquidos, pós e substâncias granulares. Algumas balanças eletrônicas de laboratório possui tecnologia unibloc, oferecendo legibilidade de até 0,0001 g.

Balança analitica laboratório quimica
Balança analitica laboratório quimica

Onde usar uma balança analítica?

As medições precisas oferecidas por uma Balança Analítica o tornam um equipamento essencial para qualquer setor que depende de análises químicas quantitativas. Eles estão disponíveis em várias formas e tamanhos e podem exibir leituras em várias unidades, tornando-os adequados para uma ampla gama de aplicações da indústria.

Isso inclui fabricação de produtos farmacêuticos, alimentícios, plásticos e químicos, laboratórios de garantia de qualidade e laboratórios de calibração, etc. Não importa que tipo de método analítico você use, a precisão da balança analítica são essenciais para pesar as amostras e reagentes para a preparação da solução.

Como usar uma Balança Analítica?

O primeiro passo é preparar a balança para pesar sua amostra, nivelando e zerando. Verifique se a bolha de nivelamento  da câmara de pesagem está centralizada ou ajuste os parafusos de nivelamento localizados embaixo. Em seguida, feche as portas da câmara e pressione brevemente a barra de controle até que uma linha de zeros seja exibida.

calibração balança analitica
calibração balança analitica

Objetos sólidos podem ser pesados ​​diretamente no prato da balança, abrindo as portas da câmara e colocando o objeto no prato. A leitura será exibida depois que você fechar as portas.

Use o recipiente apropriado para pesar líquidos, pós ou substâncias granulares. Comece colocando o recipiente no prato e zerando a balança. Em seguida, adicione cuidadosamente a amostra (diretamente ou removendo o recipiente e certificando-se de que a barra de controle esteja intacta), feche as portas e verifique a leitura.

Se algum produto químico derramou na balança, ele deve ser limpo cuidadosamente. Desligue-o (levantando suavemente a barra de controle) depois de terminar de usar os procedimentos de pesagem do dia.

Localização da Balança Analítica no laboratório.

Esses instrumentos analíticos são muito sensíveis e são facilmente afetados pelas correntes de ar, temperatura e outras variáveis ​​físicas, portanto devem ser acomodados em uma bancada  especial dentro do laboratório.

Você precisa garantir que eles sejam colocados em um local seguro, silencioso, limpo, com temperatura controlada e sem correntes de ar.

As Balanças devem ser colocadas em uma mesa anti-vibratória robusta e nivelada, com uma camada de borracha para absorver vibrações.

Adquira resultados confiáveis ao usar uma balança para laboratório.

Use recipientes secos e limpos para as amostras exemplo, barquinha para pesagem ou vidro relógio. Escolha o menor recipiente possível.

Condicione a amostra em temperatura ambiente, para evitar problemas com repetibilidade e resultados de pesagem.

Amostras ou recipientes com carga eletrostática por exemplo, vidro ou plástico ou umidade muito baixa podem causar valores não repetíveis. Proteja a amostra com papel alumínio ou um recipiente de metal.

Evite usar barras de agitação magnéticas, proteja amostras com papel alumínio ou objetos não magnéticos, use recipientes de borrracha  e desmagnetize o prato antes de pesar.

Calibrar a balança de laboratório:

Calibrar balança analitica
Calibrar balança analítica

Mantém um cronograma de calibração frequente, para que suas balanças possam ser testadas quanto à precisão a cada mês. Além disso, certifique-se de recalibra-las cada vez que mudar ela de lugar.

Se sua balança oferecer um recurso de calibração interna que exija o mínimo de entrada do usuário, siga as instruções do fabricante e use esse recurso regularmente. No entanto, se a análise química quantitativa desempenhar um papel crítico em sua indústria (por exemplo, alimentos ou produtos farmacêuticos), faça também seus próprios testes.

As configurações de calibração apropriadas para um determinado ambiente podem ser determinadas com massas de calibração certificadas, o que é especialmente crucial quando você está calibrando instrumentos sensíveis, como balanças analíticas.

Entre em contato para comprar equipamentos para o seu laboratório, vendemos Balanças Analíticas, Semi-analíticas e de precisão, fale com nosso departamento comercial e solicite sua cotação. contato@minaslabor.com.br

PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg
PRODUTOS-PARA-LABORATORIOS.jpg